Find 815 - Capítulo 2
Aqui fica o resumo do segundo capítulo de "Find 815", com os vídeos legendados. Os nossos vídeos são as versões originais do site find815, pelo que a qualidade em full screen é bastante boa e recomenda-se a visualização desta forma. No final do primeiro capítulo, Sam viaja até Jacarta em busca do "Christiane I", um barco que se preparar para realizar uma expedição com destino ao estreito de Sunda. No primeiro vídeo do segundo capítulo, vemos a chegada de Sam à embarcação: Este vídeo revela-nos desde logo a identidade do homem que surgia no vídeo que encerrava o primeiro capítulo: trata-se de Mr. Talbot, o responsável pela expedição. Vemos também que, para conquistar um lugar na expedição, Sam deverá reparar o chart plotter em menos de três minutos, alinhando correctamente os circuitos do dispositivo. Esta tarefa cabe-nos a nós enquanto jogadores. Aqui fica a solução (créditos a Doc Arzt): Com o dispositivo reparado, a história prossegue: Apesar da desconfiança de Talbot, Sam consegue um lugar a bordo do "Christiane I". Nos dias seguintes e até ao presente momento, a história desenrola-se na cabine de Sam. Já em viagem, Sam capta uma estranha transmissão de rádio: Surpreendentemente, trata-se da notícia que dá conta do desaparecimento da aeronave de Amelia Earhart, acontecimento ocorrido em 1937. A famosa aviadora, na altura com cerca de 40 anos, efectuava uma viagem em torno do mundo acompanhada do navegador Fred Noonan. A viagem iniciou-se a 1 de Junho em Miami. Quando desapareceu, o avião dirigia-se à pequena ilha Howland. Depois da partida de Itaca, as transmissões de rádio vindas do avião começaram a indicar as dificuldades que Earhart e Noonan sentiam para levar o seu Lockheed Electra até Howland. Às 8:45, Earhart envia uma mensagem dizendo "Estamos a correr para Norte e Sul". Essa seria a última transmissão vinda do avião. Pouco depois do desaparecimento, iniciou-se a maior operação de busca desenvolvida até então (em paralelismo com a operação de busca ao voo 815), a qual custou mais de 4 milhões de dólares ao governo americano. Em 5 de Janeiro de 1939, sem que tivessem sido encontrados quaisquer vestígios da aeronave ou dos corpos dos tripulantes, Earhart e Noonan são declarados mortos. A história do último voo de Amelia Earhart tem despertado a atenção de muitos e originado várias teorias. A tida como mais provável sugere que o avião terá sido levado até ao atol Nikumaroro (na época denominado "ilha Gardner"), pertencente às ilhas Phoenix na Micronésia. Em 1937 as ilhas não eram habitadas e Earhart terá vivido naquele local até ao final dos seus dias. Naturalmente, podemos modificar ligeiramente esta teoria para o universo Lost e considerar que o Lockheed Electra aterrou, não em Nikumaroro, mas sim na Ilha da série. De facto, a ligação de Amelia Earhart à mitologia de Lost não é de todo uma novidade. Na cena de abertura da terceira temporada, Juliet é visitada por um membro dos Outros cujo nome é Amelia. Logo quando o episódio foi exibido, os fãs de Lost sugeriram uma possível ligação entre Earhart e Amelia: Um possível problema para esta ligação seria a idade. Em Setembro de 2004, Earhart teria 107 anos. No entanto, sabemos que existem processos de extensão de vida na Ilha, apesar de ainda não compreendermos como estes funcionam. Uma outra ligação possível é entre Earhart e os esqueletos encontrados pelos Losties na primeira temporada, apelidados por Locke de "Adão" e "Eva". Quem sabe se estes esqueletos não são, nada mais nada menos, do que Fred Noonan e Amelia Earhart? Mais tarde, no episódio "One of Us", temos nova referência à aviadora. Ethan e Alpert apresentam a Juliet a companhia aérea Herarat (anagrama de Earhart) que iria levar Juliet para o local onde realizaria a sua investigação: Independentemente dos próximos desenvolvimentos, esta transmissão de rádio que Sam capta é apenas a confirmação de que a história da aviadora está mesmo relacionada com a mitologia da série. Curiosamente, esta não é a primeira "transmissão do passado" que vemos em Lost. No episódio "The Long Con", Sayid e Hurley captam uma transmissão da rádio WXR com a música Moonlight Serenade, possivelmente emitida nos anos 40. Sam fica tão intrigado como nós com esta transmissão e decide investigar o caso. Um novo site surge no seu computador portátil, contendo uma mini-biografia da aviadora: Sam envia ainda um email à Autoridade de Broadcasting no sentido de perceber se de facto aquela transmissão foi emitida por alguma rádio conhecida. Na resposta, é dito a Sam que nenhuma transmissão sobre aquele assunto foi efectuada e que se trata, provavelmente, de uma transmissão feita por uma rádio amadora. Mas não é apenas esta transmissão fora de tempo que intriga Sam. O "Black Rock" é também alvo da sua atenção, visto que esta era uma das palavras escondidas na fotografia de Sonya. Sam contacta a sua colega Tracey no sentido de obter mais informações sobre a embarcação. Tracey, através de uma mensagem de voice-mail, responde com a seguinte informação: "Olá Sam, Não tinha a certeza se irias receber o meu email, por isso pensei em deixar-te uma mensagem. Ok, o "Black Rock". Era um navio de escravos que trabalhou no mercado negro em finais do século 18. Desapareceu misteriosamente no Oceano Índico Sul em 1881. Ia na viagem de regresso de uma expedição de recolha de ouro na Papua-Nova Guiné. O navio dirigia-se para África onde o ouro iria ser trocado ilegalmente por escravos. Bom, não? De qualquer forma, aparentemente, os mercadores da Nova Guiné disseram que o navio navegou na direcção Este, em vez de Oeste, como deveria ter sido. E nunca mais foi visto. Daquilo que consigo perceber iam 40 pessoas a bordo... e ouve esta... depois de o "Black Rock" ter desaparecido, nenhuma companhia declarou posse da embarcação, devido às suas ligações com o comércio de escravos. Apesar de a posse do navio não poder ser provada, sabe-se que o "Black Rock" deixou o deslizamento 23 das docas de Portsmouth e um grupo denominado "New World Sea Traders" era responsável pelos deslizamentos do 18 ao 27. O dono dos "New World Sea Traders" era um antigo capitão chamado Magnus Hanso que capitaneava frequentemente várias viagens por ano. Há a possibilidade de que ele estava a cargo do Black Rock na sua última viagem." Tracey acrescenta, mais tarde e através de email, que a missão do "Christiane I" consiste em procurar os destroços do "Black Rock". Praticamente toda a restante informação já era nossa conhecida das investigações de Rachel Blake durante a Lost Experience. É também esta informação que consta no novo site que Sam adiciona no seu portátil: O mini-jogo que dá seguimento à história tem por base os nossos conhecimentos sobre o "Black Rock". Devemos responder a um conjunto de perguntas no site da ABC ou do Yahoo! e, no caso de acertarmos em todas as respostas, recebemos as expressões "423 Cheyne Walk" ou "Daniel Faraday" (consultem os spoilers da quarta temporada se quiserem saber mais sobre esta personagem). Estas expressões deverão depois ser utilizadas no mini-jogo da cabine de Sam onde, tal como acontecia no primeiro capítulo, devemos encontrar um conjunto de itens das primeiras quatro temporadas de Lost. Aqui fica a solução: O item da quarta temporada, depois de introduzida a palavra-passe obtida com o questionário sobre o Black Rock, corresponde a um número de telefone de Penny: Ao que parece este número de telefone é fictício, mas qual será a ligação entre Penny e esta expedição? O segundo capítulo, tal como o primeiro, termina com um vídeo diário de Sam: Que, tal como o primeiro, tem algumas imagens escondidas... Sam está desanimado com o desenrolar dos acontecimentos, continua intrigado com o email carregado de números que recebeu na semana passada e estranha o facto de a expedição ter como objectivo procurar os destroços do "Black Rock", uma embarcação há tanto tempo perdida. No entanto, a sinopse do terceiro capítulo indica que o restante da viagem de Sam será tudo menos aborrecida: "O desejo de Sam em abandonar o "Christiane I" no próximo porto depara-se com um obstáculo inesperado, que o fará ficar curioso com a identidade dos empregadores de Talbot." Continuem a acompanhar no blog os posts diários referentes ao jogo e consultem http://find815.blogspot.com/ para um acompanhamento permanente de todas as pistas. Etiquetas: Find 815 |