A Estátua
Durante este episódio, e enquanto estavam a dirigir-se para o acampamento dos Outros, Sun, Jin e Sayid, viram do veleiro, na costa da ilha, uma estátua com quatro dedos. Muito pouco se sabe sobre a estátua. Consiste num único pé esquerdo com quatro dedos a usar uma sandália. Aparentemente terá pertencido a uma estátua colossal que ou nunca foi finalizada, desmoronou-se, ou foi destruída. Considerando que Sayid, Sun e Jin vêem a estátua do lado estibordo do bordo, ela deve estar localizada ao longo da costa Oeste ou Norte da ilha (assumindo o campo dos Outros algures na costa norte). Segundo os produtores a estátua já estava presente na ilha antes da chegada da Dharma Initiave. Apesar das poucas informações que se tem sobre a estátua, diversas teorias acerca da sua origem, propósito já surgiram. Iremos referir algumas delas. Teorias Ramo Evolucionário A estátua pode ter sido construída por uma raça de pessoas com pés com quatro dedos, devido a algum ramo evolucionário. Origens Ancestrais A idade da estátua é ainda um dos pontos de discussão, mas tendo em conta o material que é visível, ela é razoavelmente nova (provavelmente menos de 100 anos) ou é feita de um material muito resistente. As pedras normalmente usadas para construir monumentos mostram diversas marcas do tempo e descoloração apenas alguns anos ou décadas de serem construídas quando estão num clima tropical, devido à elevada humidade, plantas e água salgada. A estátua poderá ter pertencido a uma civilização ancestral da qual os Outros fizeram parte ou são descendentes. Neste sentido a estatua pode derivar de uma mitologia conhecida:
A sandália que a estatua usa e a própria estatua é do estilo greco-romano. Na historia greco-romana, a estatua gigante do deus Grego Hélio, conhecido como “O Colosso de Rodes” foi destruída devido a terramoto em 224 A.C.. Tudo o que restou dela foram as pernas dos joelhos para baixo.
Várias divindades asiáticas e egípcias tem quatro dedos dos pés, como Bastet (imagem abaixo), a Deusa Gato. A estátua também pode ser parte de um retrato de Anúbis que é o significado de um dos hieróglifos que aparece no temporizador quando o código não é inserido. Teoria do Incidente O resto da estátua pode ter sido destruída durante o incidente mencionado no filme de Orientação da escotilha Swan. O incidente pode ter tido um tal poder que levou a que a parte superior da estátua se despedaçasse. Teoria de transplante Considerando a falta de qualquer ruínas visíveis, o pé pode ter sido transplantado do local original da estátua pela Dharma ou qualquer outra organização por razoes desconhecidas. O pé parece ser um pé esquerdo, mas não há qualquer sinal quer do pé do direito quer do pedestal onde este estaria. Uma análise mais detalhada mostra que não só o pé parece parar abruptamente acima do joelho, como uma porção do pedestal onde ele está parece ter sido retirado de uma secção maior. O pé também parece apenas estar em cima de um conjunto de pedras, ao invés de ter sido construído no local. A base não está nivelada e inclina-se ligeiramente para a frente. Esta teoria encaixa-se na teoria geral que vários objectos foram transportados para a ilha, incluindo o urso polar, o avião da droga, o cavalo, e o Black Rock. Teoria Tsunami Em conjunto com a presença do barco “The Black Rock” tão para o interior da ilha e a uma altitude considerável pode ser indicativo de um tsunami ter atingido a ilha no século 19, provavelmente atingindo entre 30 a 60 metros. Um tsunami deste tamanho pode ter destruído o resto da estatua, quer atirando-a para o interior da ilha, quer arrastando-a de volta para o mar. Um tsunami destas dimensões pode também ter dizimado povos nativos da ilha. Se se tratasse de uma raça única, como os “esqueletos” das “pessoas pequenas” encontradas noutra ilha do Pacifico Sul recentemente, ela terá sido provavelmente extinguida. Ficaram aqui algumas das teorias que surgiram a partir dos poucos segundos que vimos da imagem. Esta será provavelmente uma das histórias a serem desenvolvidas na terceira época, para já, apenas podemos especular. Qual é a vossa opinião? Etiquetas: Curiosidades |